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11 formas infalíveis para emagrecer e não engordar mais!

Se você está tentando eliminar os persistentes quilinhos, saiba que adquirir estes novos hábitos pode ser um grande desafio. Mas tenha paciência! Com essas dicas você vai alcançar os seus objetivos!

 

1. Pare de dar ênfase no problema, se concentre na solução
Concentre-se em adquirir hábitos saudáveis e isto vai ser alcançado com pequenas atitudes e decisões. Esqueça aquela velha mentalidade de dieta e emagrecimento: não pode isso, não pode aquilo ou corte aquilo. Em vez disso, concentre-se em todos os alimentos saudáveis que você pode comer, nas atividades que pode fazer e nos benefícios que irá ganhar com esta mudança de atitude.
2. Tenha um diário e anote suas refeições ou grave-as em bloco de notas do seu celular
Controlar tudo que você come e bebe pode ser uma tarefa impossível, especialmente se você, assim como a maioria das mulheres, tem uma rotina agitada. A dica, então, é escrever no seu celular o que você está pensando em comer e como se sente durante esse período. Isso pode te ajudar a ter uma nova visão sobre seus hábitos alimentares e, a partir disso, mudar as suas escolhas.
3. Crie uma escala de percepção de fome antes e após as refeições
Antes de dar aquela mordida no pedaço de pizza, avalie os níveis de fome e saciedade em uma escala de 0-10, sendo que 10 significa absolutamente saciada. A dica é começar a refeição em um nível de fome 3 ou 4, e parar entre os níveis 6 ou 7.
4. Considere o café da manhã como a refeição mais importante do dia
Você se lembra daquele dito: “Tome café da manhã como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um Mendigo”? Ele traduz a importância do café da manhã como a principal refeição do dia! E não é à toa, pois é nesta refeição que absorvemos a maior quantidade de nutrientes para suportarmos o longo dia pela frente! Por isso, opte por um café rico em proteínas (de 25 a 30g), para melhorar a saciedade e reduzir a fome e, de quebra, evitar os ataques de fome ao longo do dia.
5. Hidrate-se antes de suas refeições
Beber água antes de uma refeição tem o mesmo resultado de comer um prato de salada rico em água. Ou seja, diminui o volume gástrico, aumenta a sua saciedade e te ajuda a comer menos.
6. Fracione as suas refeições
Estudos da USP (Universidade de São Paulo) sugerem que o padrão alimentar, levando em consideração a frequência de refeições e sua distribuição durante o dia, possa estar relacionado com a obesidade. Quem come a cada 3 horas consegue, ao final do dia, fazer cinco refeições e tem como benefício o metabolismo entre 5 e 15%. Imagina se você ainda maneirar nas porções: é emagrecimento na certa, porque você evita os picos de fome.
7. Verde antes de tudo no seu cardápio
Além de serem ricas em vitaminas e fibras, as folhas são levíssimas e têm poucas calorias, o que ajuda a aumentar a saciedade. Um apetitoso prato de folhas verdes antes do almoço e do jantar vai ocupar espaço no seu estômago, não te deixando comer muitos alimentos que levam seu corpo dos sonhos pra longe de você! Muitas pessoas ignoram os alimentos verdes porque eles podem ter um sabor amargo. É o seu caso? Tente colocá-los na salada ou na sopa.
8. Amigo = motivação extra!
Quer aumentar a sua motivação? Viva em comunidade! Chame um amigo (ou membro da família) para ajudar você a chegar lá. Como funciona: planeje anotações ao final de cada dia (mensagens de texto, telefonemas, e-mails… O que for mais conveniente para você), com três pontos chave: quais foram os pontos positivos do dia, as tentações ou fraquezas enfrentadas e o que você quer tentar melhorar amanhã. Assim, quando você pensar em desistir, o amigo entra em ação e impede que você fuja do seu objetivo. Força, menina!
9. Tenha paciência e seja realista
O emagrecimento rápido não é um processo tão fácil. Por isso, é preciso olhar para além da balança e enxergar as mudanças positivas que estão acontecendo com o seu corpo: suas medidas já se modificaram, seu corpo e o seu ânimo já mudaram? Você se olha no espelho e enxerga outra pessoa? Ponto positivo para a mudança de hábitos.
10. E finalmente… Trate-se com compaixão
Antes de se alimentar, questione-se: o que você realmente precisa e o que esta refeição ou prato de comida vai proporcionar? Você precisa comer porque está com fome ou porque está chateada, ansiosa preocupada? Descubra quais são suas necessidades. Assim, você evita o exagero.
11. Não se sinta culpado por uma escapadinha na dieta
Se você quer emagrecer, adicione duas comidas prazerosas (que não estão listadas na dieta) por semana em sua rotina. Isso quer dizer um sorvete, uma fatia de bolo, uma fatia de pizza ou um hambúrguer. O segredo para o sucesso é manter essas “jaquices” dentro de uma refeição, e não por  um dia inteiro.

 

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