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8 BENEFÍCIOS PARA QUEM PRATICA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR   

A todo momento escutamos como importante é praticar exercício físico todos os dias para melhorar nosso estado de saúde. E não é por menos, especialistas indicam a prática de exercícios pois realmente faz diferença no corpo, independente da pessoa e do seu propósito.

Ao realizar exercício físico todos os dias, você corre menos riscos de ter doenças crônicas, excesso de peso e seus dias serão muito mais produtivos, pois a saúde em dia facilita que ela possa executar todas as suas atividades com muita disposição. Para não ter problemas com a motivação, é importante diversificar os treinos e atividades. Como sempre falamos por aqui, é interessante intercalar modalidades como pilates, corrida, musculação e o que mais for de seu agrado, para que seus resultados, tanto biológicos quanto estéticos sejam obtidos com alta performance.

O sedentarismo é uma das maiores causas de mortes e problemas de saúde em brasileiros. Nesse cenário, você precisa conhecer a importância do exercício físico dentro da rotina para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

E o melhor de tudo é que não é necessário passar horas dentro da academia para ter uma maior qualidade de vida. É possível ir introduzindo sessões de atividades físicas aos poucos até o corpo ir se acostumando à nova rotina.

 

Ao realizar exercício físico todos os dias, você corre menos riscos de ter doenças crônicas, excesso de peso e seus dias serão muito mais produtivos, pois a saúde em dia facilita que ela possa executar todas as suas atividades com muita disposição.

Ao realizar exercício físico todos os dias, você corre menos riscos de ter doenças crônicas, excesso de peso e seus dias serão muito mais produtivos, pois a saúde em dia facilita que ela possa executar todas as suas atividades com muita disposição.

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Par este post, o José Antonio, fitness coach e personal trainer do Bio Wellness Studio, de São José do Rio Preto, separou 8 benefícios que comprovam que fazer atividade física é importante para manter a saúde e trazer mais qualidade de vida. Bora lá?

 

1. Previne de doenças

A atividade física diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque, ao colocar o corpo em movimento, o organismo produz uma lipoproteína de alta densidade (HDL), conhecida como “bom” colesterol, reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue.

Isso melhora o fluxo sanguíneo e reduz o risco de doenças do coração, além de prevenir o AVC (Acidente Vascular Cerebral), síndrome metabólica, diabetes tipo 2, artrite e até mesmo alguns tipos de câncer.

2. Controla a pressão arterial

Você pode optar por atividades simples, como corrida, bike, caminhada, natação, subir e descer escadas. Os exercícios aeróbios são os mais indicados pelos médicos. Essa prática regular promove uma maior resistência do coração e reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas.

3. Aumenta a força muscular

O esforço contínuo e duradouro contribui para o fortalecimento e a tonificação dos músculos. Logo, em poucos meses você percebe que ganhou força muscular e que a musculatura está mais aparente. A atividade física também contribui para a prevenção de lesões; os exercícios focados na musculação costumam ser os mais indicados pelos médicos.

4. Melhora a qualidade do sono

Melhora a qualidade do sono

Melhora a qualidade do sono

O organismo precisa dormir aproximadamente 8 horas por dia para manter as suas funções orgânicas de modo saudável. Nesse sentido, a prática de exercício físico contribui diretamente para reduzir o risco de insônia e controlar a síndrome das pernas inquietas, uma vez que a movimentação do corpo controla os ciclos circadianos (funciona como uma espécie de relógio biológico).

Assim, se você costuma sofrer de insônia e outros problemas durante o sono, o ideal é praticar atividades físicas pela manhã ou durante a tarde. Sendo assim, o corpo vai liberar endorfina durante o dia e você se sentirá com mais disposição e energia. Por sua vez, se você preferir fazer exercícios à noite, opte por uma atividade mais leve para evitar a insônia, uma vez que logo após a prática de atividade física as pessoas costumam ficar mais alertas e ativas, o que dificulta o sono.

5. Controla o peso

Ter um corpo em forma é um dos maiores objetivos de quem pratica exercícios físicos. De fato, a prática regular de atividade física contribui para a perda da gordura corporal, reduz o excesso de peso e previne a obesidade e diabetes. Isso porque, ao movimentar o corpo, você queima calorias (e quanto mais intenso for o ritmo do exercício, maior será a queima).

Nesse sentido, a corrida é uma excelente opção para quem deseja perder uns quilos extras. No entanto, ela causa um impacto forte e talvez não seja a mais indicada por quem sofre de problemas nas articulações e tendões. Nesses casos, o ideal é optar por uma caminhada leve, natação ou bicicleta ergométrica.

De qualquer forma, a prática de atividades físicas está diretamente relacionada com uma alimentação equilibrada. Por isso, a perda de peso só será efetiva com a adoção de uma dieta saudável.

6. Melhora a qualidade da respiração

A respiração também se fortalece por meio da atividade física. O recomendado é que você inspire pelo nariz e solte o ar pela boca, o que evita que você fique com falta de ar durante os exercícios. Ao fortalecer o sistema respiratório, há menos riscos do aparecimento de bronquite, asma e outras doenças respiratórias.

7. Aumenta a sensação de felicidade

Durante a prática do exercício físico, o corpo libera substâncias químicas importantes, como a dopamina e a serotonina, que são hormônios que promovem a sensação de prazer e bem-estar. Elas ajudam a ter um maior controle sobre as emoções.

Com o tempo, você vai perceber uma melhora no seu humor e vai vivenciar dias mais alegres e agradáveis, além de ter mais motivação para executar as tarefas rotineiras. Sendo assim, os riscos de desenvolver sintomas de depressão, estresse e ansiedade são menores.

É importante mencionar que a depressão e outros problemas de ordem emocional e psiquiátrica devem ser devidamente tratados com um acompanhamento médico. O exercício físico serve como um coadjuvante para auxiliar no tratamento, mas não substitui o trabalho do psicólogo ou psiquiatra.

8. Melhora a flexibilidade

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O exercício contribui para que o praticante desenvolva uma maior flexibilidade. Portanto, inclua alguns momentos de alongamento antes, durante e depois da atividade física. Esse cuidado é importante, uma vez que a elasticidade ajuda a fortalecer os tendões e ligamentos, reduzindo problemas de encurtamento e melhorando a execução das tarefas diárias com mais facilidade.

Então, galera, se você precisa de um estímulo para começar ou voltar a fazer atividades físicas, conheça os nossos programas, que têm metodologias exclusivas de treino e acompanhamento para que você não desista dos seus objetivos!

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