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Alimente-se com qualidade e não só com quantidade! Por que só contar calorias não funciona?

Alimente-se com qualidade e não só com quantidade! Por que só contar calorias não funciona?

O que é mais importante – comer a quantidade certa de comida ou comer o tipo certo de comida? Esta questão é quase tão intrigante como o velho dilema “o que veio primeiro – o ovo ou a galinha?” Este é um debate antigo e, como muitas outras áreas da nutrição, sempre gera dúvidas nas pessoas que desejam emagrecer.

Aqui no Bio Wellness Studio recebemos muitas pessoas que desejam perder peso rapidamente e definir seu definir sua composição muscular. E, muitas vezes, para conseguir esses objetivos, muitas pessoas declaram que pretendem fazer uma dieta de privação alimentar porque consideram ser a maneira mais rápida e correta de perder peso.

 

Porque seguir cardápios personalizados?

Em nossa academia possuímos diversos programas de treinamentos preparados para atender as mais diversas necessidades de nossos clientes. Temos o 12 WeeksFit, que é um método exclusivo de treinamento que o BWS trouxe para São José do Rio Preto; o VIP4, que traz aulas de Pilates e Treinamento Funcional com turmas de até 4 pessoas; o Metabolic Zone, que é um método revolucionário que ajuda você a ter mais disposição, condicionamento físico, força, agilidade e equilíbrio.

Esses são apenas alguns exemplos de programas de treinamento que colocamos à sua disposição. Você pode escolher o que melhor se encaixa às suas necessidades, porém de um cuidado que nossos personal trainers não abrem mão: o acompanhamento alimentar. Nossos especialistas em nutrição orientam e disponibilizam cardápios personalizados para cada aluno (a) que temos.

De um modo geral, uma caloria é uma caloria, o que significa que cada caloria fornece a quantidade exata de energia, independentemente da fonte. Então, qualquer coisa que você coma ou beba tem um certo número de calorias e qualquer coisa que você fizer irá queimar essas calorias – até mesmo dormir e respirar.

Isso não significa que não devemos ficar atentos ao número de calorias que consumimos ou gastamos. Afinal, para perder meio quilo, você precisa queimar mais de 3500 calorias. Comer cerca de 500 calorias a menos por dia significa perder meio quilo por semana.

O que queremos deixar claro para você é que, ainda que você precise de um déficit calórico para realmente perder peso, a contagem de calorias não deve ser o único fator que se deve levar em conta numa dieta alimentar.

Concentrando-se na qualidade dos alimentos que você come, em vez de simplesmente contar as calorias, você estabelecerá uma boa ingestão de alimentos nutritivos que o ajudarão a se sentir mais energizado durante o dia e o ajudará a se manter concentrado e feliz durante o seu programa de perda de peso.

 

A importância dos macronutrientes

Você sabe o que são os macronutrientes? Já ouviu falar da importância deles na sua alimentação? Certamente que sim, mas talvez, não saiba que eles são verdadeiros aliados de seu processo de emagrecimento.

Nutrientes são substâncias necessárias para o crescimento, fornecimento de energia e outras funções do corpo. Os macronutrientes são aqueles nutrientes necessários em grandes quantidades que fornecem a energia necessária para manter as funções do nosso corpo.

Existem 3 macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras.

Precisamos de energia para permitir o crescimento e o reparo dos tecidos, manter a temperatura corporal e fornecer potência para nossas atividades físicas. E essa energia vem de alimentos ricos em carboidratos, proteínas e gorduras.

1. Proteína

A Proteína deve consistir em cerca de 10 a 35 por cento da sua dieta. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Existem 20 aminoácidos diferentes, 9 dos quais são considerados essenciais porque o nosso corpo não pode produzi-los naturalmente e, portanto, eles devem ser obtidos através da dieta. O papel crucial das proteínas no corpo inclui a construção, manutenção e reparação do tecido corporal. É especialmente importante para indivíduos fisicamente ativos cujo tecido muscular está constantemente precisando de reparo.

2. Gordura

O equívoco sobre a gordura é achar que ela é sempre ruim. Ao contrário disso, a gordura é essencial para manter um corpo saudável. Sua dieta deve consistir de cerca de 20% de gordura. O segredo é comer mais gorduras boas e menos gorduras ruins. Gorduras saturadas e trans devem ser evitadas a todo custo, enquanto que o consumo de gorduras insaturadas e os ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, devem compor sua alimentação.

3. Carboidratos

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Eles são cadeias de açúcares pequenos e simples que são quebrados e entram no corpo como glicose. A glicose é essencial para o corpo, pois é a fonte preferida de energia em nosso cérebro, coração e sistema nervoso central. Por esta razão, sua dieta deve consistir em pelo menos 45% a 65% de carboidratos.

Carboidratos são encontrados em muitos alimentos. No entanto, você deve ficar longe de alimentos doces com excesso de açúcar. Em vez disso, opte por opções mais saudáveis, como frutas, legumes, feijões e nozes, bem como grãos integrais.

 

É mais fácil do que você pensa!

A maioria das pessoas que conseguem perder peso e melhorar sua saúde faz mudanças tanto na qualidade quanto na quantidade do que comem. Você não pode ganhar peso sem comer muitas calorias ou perder peso sem comer menos calorias.

Mas o que você come é também muito importante para que você possa alcançar seus objetivos. Comece agora a fazer essas mudanças em sua vida e poderá ter o corpo que sempre sonhou! Nossa equipe do Bio Wellness Studio está pronta para te ajudar!

Nós podemos te ajudar a mudar os seus hábitos, o seu corpo e, principalmente, a sua vida!

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