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Atividade física X Depressão

Por José Antônio – Fitness Coach 

 

Quando a pessoa se sente sem energia, muito cansada, sem vontade de sair, trabalhar, estudar ou ver pessoas, com sensação de tristeza frequente, ela pode estar com depressão! Você sabia que os exercícios físicos podem melhorar estes sintomas e te livrar desta doença?

É que durante a atividade física, o organismo libera dois hormônios essenciais que auxiliam no tratamento da depressão: a endorfina – popularmente conhecida como ‘hormônio da alegria’ – e a dopamina – que tem efeito analgésico e tranquilizante. Ambos têm influência principalmente sobre o humor e as emoções. Vale destacar também o efeito da serotonina, um importante neurotransmissor que também regula o nosso humor.

E não é preciso horas na academia para obter resultados significativos, não. Se você reservar de 20 a 40 minutos, duas vezes por semana, já vai perceber boas mudanças. Os treinos geram aumento de energia e motivação, diminuem a tensão, a raiva e a tristeza. A prática regular de exercícios também melhora o estresse e a qualidade do sono.

Mas para quem enfrenta a depressão, ir à academia pode não ser uma tarefa fácil, por isso, outro estímulo, além dos benefícios fisiológicos, são as pessoas ao redor. Treinar em grupo é ainda mais motivador. Isso gera relacionamento entre os alunos e muita troca de experiências. O aluno se distrai e tem um convívio social, somado com o trabalho em equipe.

Por isso, não se entregue à doença! Você pode descobrir na atividade física um estímulo para uma vida mais saudável! E nós podemos te ajudar nisso!

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