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Como manter uma alimentação saudável

Aprenda quais são os benefícios de uma alimentação saudável

Por José Antônio – Fitness Coaching

Como manter uma alimentação saudável

Na correria de nosso dia a dia, nem sempre prestamos atenção na qualidade de nossa alimentação. A falta de uma alimentação saudável prejudica o nosso corpo, compromete o nosso emagrecimento e traz consequências desagradáveis para nossa saúde.

Pense comigo: você aceita que pessoas desconhecidas ou mal-intencionadas entrem em sua casa? Claro que não!

Então, porque deixamos estes inimigos ocultos (às vezes nem tão ocultos!) habitar o nosso corpo? Nossa academia, em Rio Preto, busca sempre orientar nossos alunos sobre a importância que se deve ter com a alimentação.

Uma dieta desequilibrada, com alimentos processados e industrializados pode ter um impacto negativo na sua saúde, o que, por sua vez, pode levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, entre outros males.

Neste artigo vamos falar dos vilões que atrapalham nossa dieta saudável, como os alimentos inflamatórios e os processados e ultraprocessados e da importância de uma boa alimentação.

Quais os alimentos inflamatórios que fazem mal ao nosso corpo?

Você já ouviu falar sobre alimentos inflamatórios. São aqueles que nos prejudicam, provocando diversos sintomas desagradáveis ao nosso organismo, inclusive a obesidade.

E quais seriam estes alimentos? Vamos conhecer apenas alguns exemplos:

  • Açúcar (refrigerante, doces, bolos, bebidas artificiais)

Este é o alimento mais conhecido quando se fala em vilões de nossa alimentação.

Num artigo do Journal of Endocrinology, os autores disseram que quando ingerimos muito açúcar contendo glicose, o excesso de glicose que nosso corpo não consegue processar com rapidez suficiente pode aumentar os níveis de mensageiros pró-inflamatórios conhecidos como citocinas.

E isso não é tudo! O açúcar também limita a capacidade de nossos glóbulos brancos têm de matar germes, enfraquecendo nosso sistema imunológico e nos tornando mais vulneráveis a doenças infecciosas.

  • Óleo Vegetal ( maionese, molhos de salada, molho de churrasco, bolachas, pão, batatas fritas, frituras em geral)

Os óleos vegetais têm uma alta concentração de gordura inflamatória, chamada ômega-6, e são pobres em gordura anti-inflamatória, conhecida como ômega-3.

  • Farinha refinada ( Pizza, pão branco, bolachas, massas, pretzels, cereais matinais, entre outros)

As farinhas refinadas perderam suas fibras de digestão lenta e nutrientes. Isso faz com que seu corpo consiga quebrar os alimentos feitos com esse ingrediente muito rapidamente.

Quanto mais rápido seu corpo digere alimentos que contêm glicose, como esses carboidratos, mais rapidamente os níveis de açúcar no sangue podem aumentar, o que provoca o aumento da insulina em seu corpo.

  • Aditivos artificiais (Cereais matinais, alimentos processados contendo frutas, doces, sorvetes)

Aditivos artificiais não são encontrados na natureza. E isso significa que seu corpo, normalmente, não tem como processá-lo.

Ingredientes como corantes artificiais – que são feitos de petróleo – têm sido associados a uma série de problemas de saúde, desde a interrupção da função hormonal até a hiperatividade em crianças.

  • Bebida alcoólica (cerveja, vinho, cachaça, rum, licores…)

O processo de decomposição do álcool gera subprodutos tóxicos que podem danificar as células do nosso fígado, provocar a inflamação e enfraquecer o sistema imunológico do corpo.

Por outro lado, os flavonóides e antioxidantes encontrados no vinho – assim como os probióticos na cerveja – podem realmente contribuir com um efeito anti-inflamatório em nosso corpo.

Mas o que vale é aquele velho conselho: “Aprecie com moderação”

 

E os alimentos processados? E os multiprocessados?

Sempre que ouvimos falar sobre estes tipos de alimentos, sempre ouvimos que eles prejudicam nossa saúde. E o pior de tudo é que sempre chegamos à mesma conclusão: fazem mal, mas são deliciosos.

Mas você sabe o que são exatamente estes tipos de alimentos? Por quais processos eles são submetidos? Vamos descobrir?

De acordo com o Guia Alimentar Para a População Brasileira, que foi publicado em 2014 pelo Ministério da Saúde, existem três categorias de alimentos:

Alimentos in natura: são os alimentos derivados de plantas ou de animais (como verduras, legumes, frutas, ovos e leite) e que são consumidos sem nenhuma alteração.

Alimentos minimamente processados:  estes são os alimentos in natura que, antes de ser colocado à venda, sofreram pequenas alterações.

Por exemplo: grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. Também se incluem: óleos, gorduras, açúcar e sal.

Alimentos processados: são produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães.

Nem todos os alimentos processados são insalubres, mas alguns alimentos processados podem conter altos níveis de sal, açúcar e gordura.

Alimentos ultraprocessados: são os produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. São exemplos de ultraprocessados os refrigerantes, os biscoitos recheados, os “salgadinhos de pacote”, o “macarrão instantâneo” e os famosos “nuggets” de frango.

O Guia Alimentar Para a População Brasileira, recomenda que os alimentos processados sejam consumidos de vez em quando e os ultraprocessados sejam evitados ao máximo na nossa alimentação.

A importância de uma alimentação saudável para o nosso corpo

Uma alimentação saudável traz uma série de benefícios para o nosso organismo. Influencia na melhora do nosso sistema imunológico, no funcionamento de nosso intestino, na qualidade de sono, na capacidade de concentração, no nosso humor, e, inclusive, pode contribuir para a nossa perda de peso.

Você precisa fazer escolhas permanentes de estilo de vida e observar seus padrões alimentares e torná-los parte de dia a dia. Se você acha isto difícil, nossa academia em Rio Preto pode te ajudar, te proporcionando conhecimento e orientações adequadas.

Manter uma dieta saudável exige consistentemente muito foco, motivação e dedicação. É certo que você, muitas vezes, sofre tentações para dar uma “escapa” vez ou outra, mas se manter focado no seu objetivo é a palavra-chave.

Sem contar que desenvolver hábitos alimentares saudáveis não é tão difícil quanto muitos imaginam. Se trata de incluir alimentos à base de frutas, legumes, cereais integrais mais frequentemente em sua dieta.

Veja algumas dicas para uma alimentação saudável e que podem te ajudar bastante:

 

Tenha refeições com alimentos variados. Isso irá garantir que você obtenha todos os nutrientes que os alimentos oferecem e que seu corpo precisa.

Tenha uma dieta bem equilibrada com todos os nutrientes essenciais, como proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras boas, juntamente com fibras e água.

Cuide do tamanho das porções em seu prato. Manter um olho na quantidade e no tamanho da porção dos alimentos te ajudará muito.

Não substitua sua refeição por lanches e alimentos prontos. Não precisa nem dizer o quanto uma comida preparada com cuidado e capricho é mais saudável, né?

Se você não tem tempo para preparar suas refeições, usufrua da facilidade da Light Fit – Alimentação Fitness, que oferece alimentos frescos e de alta qualidade, preparados com temperos naturais. A Light Fit traz um conceito diferenciado em alimentação saudável, balanceada, sem abrir mão do sabor.

E, para que seu corpo absorva todos os benefícios de uma alimentação saudável, é imprescindível que você pratique exercícios. Afinal boa alimentação e exercícios são os aliados fundamentais para se ter um corpo saudável.

Procure conhecer mais sobre boa nutrição e os benefícios de um corpo saudável é imperativo. O Bio Wellness Studio está sempre à disposição para ajudá-lo. Podemos te ajudar a mudar os seus hábitos, o seu corpo e, principalmente, a sua vida!

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