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Exercícios físicos são aliados de quem tem dores crônicas

 

Por José Antônio – fitness coaching

Você sofre com dores crônicas como fibromialgia, lombalgia (a famosa dor nas costas), artrose ou cefaleia? A dor faz parte da vida de 60 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudo da Dor (SBED).

Não é fácil conviver com estes problemas, mas algumas atitudes do paciente podem ajudá-lo a levar uma vida sem sofrer tanto com os sintomas e com mais qualidade de vida.

A atividade física é uma delas. Se praticada regularmente, não só ajuda a aliviar as dores de quem já sofre, como também previne a dor em que ainda não a sentiu. O exercício ajuda a fortalecer a musculatura, o que aumenta a sustentação do corpo, diminui o risco de lesões e melhora a postura.

O fortalecimento da musculatura abdominal é muito eficaz, porque os músculos abdominais fortes protegem a região lombar de muitas atividades perigosas.

 

O treino é fundamental, porque promove um relaxamento nos locais afetados e melhora os sintomas. Ao participar de um programa de treinamento físico, o principal objetivo deve ser a melhoria da saúde e do bem-estar, refletido num bom condicionamento.

Exercícios de relaxamento e alongamento são importantíssimos, além de criar uma consciência corporal, para manter uma postura correta no trabalho, no dia-a-dia, em repouso e nas atividades de lazer. O condicionamento físico fortalece o sistema cardiovascular, aumentando a capacidade respiratória, a musculatura e a força.

 

Mas, cuidado! A prática de atividade todos os dias pode agravar os sintomas das dores crônicas, principalmente, se não houver supervisão. É importante a frequência, a regularidade e a alternância de grupos musculares trabalhados, para evitar sobrecarga, lesões e abandono da academia, porque as dores pioraram. E não se esqueça de que os exercícios devem ser feitos sempre com orientação de um profissional especializado.

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