Mude seus hábitos, mude seu corpo, mude sua vida!


(17) 3301-4533

Siga-nos
Top

Blog

Bio Wellness Studio > Nutrição  > Leptina e Grelina: O Papel que Desempenham no Equilíbrio do Peso
Você esta com dificuldade de perder peso depois dos 40 anos?

Leptina e Grelina: O Papel que Desempenham no Equilíbrio do Peso

Uma variedade de fatores controla a fome, a saciedade e, finalmente, o nosso peso, incluindo tudo, desde um boa noite de sono até os perfis que você segue no Instagram. E, nesse processo complexo, também estão envolvidos os hormônios, particularmente os dois que são frequentemente conhecidos como hormônios da fome, a leptina e a grelina.

Em um mundo ideal, a leptina e a grelina trabalham juntas para ajudar o seu organismo a manter o seu peso saudável. Porém, no mundo real, 70% da população acaba com excesso de peso ou obesidade.

Outra estatística sombria: a maioria das pessoas que fazem dieta e perdem peso acaba recuperando esse peso em um ano. Essa realidade não parece muito promissora!

Aqui, no Bio Wellness Studio, nós testemunhamos a luta de inúmeras pessoas que enfrentam esses desafios. Por que isso acontece? Bem, existem muitas razões.

O grande problema é que as pessoas veem uma “dieta” como uma solução de curto prazo e não mudam realmente seus comportamentos – é por isso que nossos programas de treinamento são acompanhados de muitas orientações nutricionais por parte de nossos especialistas.

Procuramos acompanhar nossos alunos, através do trabalho dos personal trainers, em todo seu processo de treinamento e emagrecimento em qualquer um dos programas que oferecemos.

Isso porque, uma outra razão da dificuldade em manter o peso é que nossos corpos têm mecanismos hormonais que regulam o apetite e o peso, que tentam manter a homeostase (ou seja, manter as coisas do mesmo jeito) a longo prazo.

Quando constantemente absorvemos menos energia, na forma de alimento, do que gastamos com nossas atividades, nossos corpos reagem de um modo com que nos sintamos famintos.

É preciso entender que nossos corpos, geralmente, não querem mudar. Eles fazem de tudo para ficarem iguais. Se tentarmos mudar as coisas, nossos corpos responderão com mecanismos de compensação, como acelerar nossos hormônios do apetite.

 

O que é a leptina e a grelina?

A leptina e a grelina podem ser considerados os grandes protagonistas no controle do apetite, o que, consequentemente, influencia no peso corporal e no nível de gordura em nosso organismo.

Tanto a leptina quanto a grelina são secretadas nas partes periféricas do nosso corpo, mas afetam nosso cérebro.

A leptina é secretada principalmente nas células de gordura, assim como no estômago, coração, placenta e músculo esquelético. Por estar presente na massa gorda do organismo, quanto mais gordura você tem, mais leptina seu corpo produz.

A leptina diminui a fome trazendo ao organismo a sensação de saciedade. Já a grelina, que é secretada principalmente no revestimento do estômago, aumenta a fome, estimulando o organismo para que se alimente.

 

Como a leptina funciona?

A leptina é produzida pelo tecido adiposo (também conhecido como gordura) e é secretada no sistema circulatório, onde viaja para o hipotálamo. A leptina diz ao hipotálamo que temos gordura suficiente para que possamos comer menos ou parar de comer.

Geralmente, quanto mais gordura nós temos, mais leptina nosso organismo produz. Dessa forma, a ingestão de comida será menor. Por outro lado, quanto menos gordura nós tivermos, menos leptina será produzida e mais fome teremos.

Basicamente, para perda de peso, quanto mais leptina, melhor.

Resistência à leptina

Então, o que se pode concluir é que as pessoas mais gordas, com seus níveis de leptina altos, de alguma forma mágica, parariam de sentir fome e começariam a perder peso. Infelizmente, não é tão fácil assim porque você pode se tornar resistente à leptina.

Você pode ter muita gordura produzindo muita leptina, mas não sente a saciedade que o hormônio proporciona. Seu cérebro não está percebendo está oferta generosa de leptina.

Na verdade, seu cérebro pode até pensar que você está morrendo de fome, porque não percebe que há leptina suficiente. Como consequência, você fica ainda mais faminto.

É um ciclo vicioso.

Coma mais, ganhe gordura corporal. Mais gordura corporal significa mais leptina nas células adiposas. Demasiada gordura significa que a sinalização adequada da leptina é interrompida. O cérebro acha que você está morrendo de fome, o que faz você querer comer mais.

Você engorda. E mais faminto. Você come mais. Ganhe mais gordura. E assim por diante.

A resistência à leptina é semelhante à resistência à insulina. A resistência à insulina ocorre quando há muita insulina sendo produzida (por exemplo, com uma dieta rica em açúcar e carboidratos simples), mas o corpo e o cérebro pararam de “ouvir” os efeitos da insulina.

O que orientamos aos nossos alunos, aqui na academia, é que, depois de ultrapassar um certo nível de tecido adiposos, ter mais gordura corporal pode “confundir” seus sinais de apetite e, como consequência, você fica mais faminto.

 

E a grelina? Qual seu papel no equilíbrio de nosso peso?

Seu estômago produz grelina quando está vazio. Assim como a leptina, a grelina entra no sangue e termina no hipotálamo, onde ela diz que você está com fome.

A grelina é alta antes de comer e baixa depois de comer. Se você quer perder peso, você quer menos grelina, para não ficar com fome.

Durante seu treinamento e reeducação alimentar, você deve ficar atento já que os níveis de grelina que estimulam a fome também variam com a perda de peso. Após uma dieta, a produção de grelina aumenta potencialmente levando as pessoas a comer mais e ganhar peso.

Esses dois hormônios regulam o apetite e a fome, e ambos regulam a homeostase – neste caso, mantendo-o adequadamente alimentado. Quando você tenta perder gordura, seu corpo provavelmente irá responder mudando os níveis hormonais para que você fique com mais fome.

Obviamente, isso representa um desafio para as pessoas que tentam perder gordura e não querem mais engordar, evitando, assim, ao temido fenômeno do “efeito ioiô”.

E aqui, no Bio Wellness Studio nós podemos te ajudar a mudar os seus hábitos, o seu corpo e, principalmente, a sua vida!

 

No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website

Atendimento Via Whatsapp