Mude seus hábitos, mude seu corpo, mude sua vida!


(17) 3301-4533

Siga-nos
Top

Blog

Bio Wellness Studio > Resultados  > Quantas vezes devo treinar por semana para ter um bom resultado?
sao-jose-do-rio-preto

Quantas vezes devo treinar por semana para ter um bom resultado?

José Antônio – Fitness Coaching 

Uma dúvida comum que muitas pessoas têm é: quantos dias devo treinar na semana para ter bons resultados? Isso vai depender do tipo de exercício que você executa e do seu objetivo.

O treino ideal é o que você estimula seu corpo a cada 48 horas. Muitos alunos escolhem sempre a segunda e a quarta-feira para treinar e acabam se frustrando pelos resultados que não aparecem. A melhor explicação para isso é o grande intervalo que é percorrido até a próxima semana: 120 horas entre o treino da última quarta e o da próxima segunda. É muita coisa e seus resultados não virão como você gostaria!

 

O treino ideal é aquele que você faz na segunda, tem um intervalo de descanso e repouso e volta na quarta. Daí você descansa de novo e volta na sexta. Este estímulo produz um efeito chamado de supercompensação, para que a regeneração muscular possa acontecer de forma adequada e, assim, oferecer melhores resultados.

 

A Organização Mundial de Saúde orienta que as pessoas devem treinar, pelo menos, 2 vezes por semana, para evitar doenças silenciosas, como hipertensão, triglicérides, diabetes. Já treinando pelo menos 3 vezes, você vai emagrecer, aumentar a massa muscular e melhorar o condicionamento físico.

 

Se o seu foco é emagrecer, por exemplo, é preciso gastar mais calorias do que você consome. É preciso buscar uma atividade física que lhe proporcione prazer, porque você terá que executá-la pelo menos 3 vezes na semana para ter melhores perdas calóricas. A regularidade é a única maneira de conseguir perder peso sem o efeito sanfona.

 

As atividades têm gastos calóricos diferentes e cada vez mais se tem a certeza de que o que vale para cada exercício é o seu gasto calórico total e não apenas durante a execução.

 

Com isso, exercícios com maior intensidade estão ganhando cada vez mais adeptos, graças ao seu elevado gasto calórico no pós-exercício. Assim, ganham muita força na questão do emagrecimento a musculação, o Crossfit, os exercícios intervalados e o treinamento funcional.

 

Isso não quer dizer, de maneira alguma, que os exercícios aeróbicos, como caminhada ou bicicleta, não são eficientes. Na verdade, o que foi descoberto é que os outros também são e que a combinação de ambos produz excelentes resultados.

 

Dentre todas estas opções, escolher a que mais te deixa satisfeito é o primeiro desafio, já que a regularidade é fundamental. E lembre-se sempre: cada caso deve ser analisado de forma particular pelo seu personal trainer.

Share
No Comments
Add Comment
Name*
Email*
Website

Atendimento Via Whatsapp